Pós-operatório

Vesícula Biliar - O paciente pode alimentar-se normalmente após a operação, evitando apenas sólidos

A recuperação da cirurgia se dá de maneira bem rápida e com pouco desconforto, principalmente se o paciente seguir algumas orientações simples:

• O paciente pode se alimentar com qualquer tipo de alimento, inclusive os sólidos, evitando apenas alimentos gordurosos.
  • Caso ocorram náuseas e vômitos, procure ingerir alimentos líquidos e diminuir o intervalo das refeições – deverá desaparecer em 1 ou 2 dias. Caso os sintomas não desapareçam o paciente deve procurar o medico.
  • No pós-operatório imediato é comum a dor no ombro direto, este sintoma ocorre por irritação ocorrida durante a cirurgia. Desaparece em 2 a 3 dias com o uso de analgésicos comuns.
  • Os cortes serão fechados com pontos e cobertos com curativo. É comum o aparecimento de hematoma (azulado ou roxo) ao redor dos cortes. Os curativos deverão ser trocados e o local limpo diariamente. O hematoma irá desaparecer entre 5 e 7 dias, em média.
  • Respire fundo 3 vezes a cada hora para expandir melhor seu pulmão e evitar complicações, como febre e pneumonia.

Evite ficar muito tempo deitado ou sentado. Andar várias vezes ao dia é importante na recuperação.

Seguindo esses procedimentos, o paciente voltará as suas atividades normais apos 1 mês da cirurgia.